A infecção urinária é uma infecção que tem origem no sistema urinário e normalmente é restrita à bexiga podendo causar muita dor e desconforto. Quando a infecção atinge os rins pode levar a consequências mais sérias. O sistema urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Todos esses órgãos podem ser infectados, porém na maioria das infecções apenas o trato inferior é atingido. Consideramos como trato urinário inferior a uretra e a bexiga. As mulheres são mais susceptíveis a desenvolver infecção urinária.
1 - Sinais e Sintomas
A maioria, porém não todas as pessoas, desenvolvem sinais e sintomas, de infecção urinária. Os sintomas incluem:
- Dor ao urinar
- Ardência na uretra durante a micção;
- Dificuldade para iniciar a micção;
- Urgência miccional: quando a pessoa sente uma vontade súbita de urinar;
- Vontade de urinar várias vezes ao dia e em pequenas quantidades;
- Urina com mau cheiro, de coloração alterada, as vezes até com eliminação de sangue, que deixa a urina avermelhada.
2 - Causas
Normalmente a urina é estéril, ou seja, livre de microorganismos. As infecções urinárias ocorrem quando uma bactéria entra no sistema urinário através da uretra e atinge a bexiga. A presença de bactérias na urina pode não significar infecção. Algumas pessoas principalmente as mais idosas, podem possuir bactéria na urina sem sinais e sintomas de infecção. Essa condição é chamada de bacteriúria assintomática.
3 - Complicações
Quando o tratamento adequado é iniciado precocemente, raramente as infecções urinárias levam as complicações. Infecções urinárias não tratadas podem levar as infecções agudas ou crônicas do rim (pielonefrites) que podem causar danos permanentes aos rins. Crianças e idosos apresentam maior risco de lesão renal por infecções urinárias porque os sintomas podem ser negligenciados ou confundidos com outras condições. Gestantes com infecção urinária apresentam um maior risco de parto pré-maturo e recém nascidos de baixo peso.
4 - Prevenção
Algumas medidas podem ser adotadas para diminuir o risco de infecções de urina. As mulheres são particularmente beneficiadas adotando as medidas abaixo:
- Beber muito líquido, especialmente água;
- Não "prender" a urina. Urinar assim que a vontade surgir;
- Limpar-se sempre da frente para trás;
- Urinar após relações sexuais e fazer a higienização perineal;
- Evitar o uso de absorventes internos;
- Evitar o uso de produtos potencialmente irritantes como desodorantes, duchas e talcos femininos que quando usados na região genital podem irritar a uretra
5 - Fatores de risco
- Mais da metade das mulheres irão desenvolver infecção urinária ao longo da sua vida. Isso se deve a anatomia do trato urinário feminino, sendo que a uretra da mulher é mais curta e menor o caminho até a bexiga;
- Mulheres com vida sexualmente ativa possuem maior risco de infecção urinária. O ato sexual pode causar irritação na uretra facilitando a entrada de bactérias até a bexiga.
- Após a menopausa, as infecções urinárias são mais comuns graças a fragilidade dos tecidos da vagina, uretra e bexiga devido a diminuição do hormônio estrogênio, o que pode ser revertido através da reposição hormonal com acompanhamento médico;
- Tudo o que dificulta o fluxo normal da urina, como aumento da próstata em homens ou litiáse renal (pedra nos rins);
- Diabetes e outras doenças que diminuem o sistema de imunidade;
- Medicações que alteram a imunidade como, por exemplo, corticóide e quimioterapia para câncer.